Press: Seminário lança 'concurso de ideias' no Mês do Romance

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A Escola Profissional Amar Terra Verde de Vila Verde acolheu esta manhã, 9 de Fevereiro, o Seminário ‘Inovação e Empreendedorismo Sustentado’, promovido pelo Instituto Empresarial do Minho, uma iniciativa inserida na programação ‘Mês do Romance’. O intuito foi despertar a população escolar para o empreendedorismo empresarial, através do lançamento de um ‘concurso de ideias’ e dar o exemplo de sucesso da marca Namorar Portugal.

“Às vezes existe em vós uma ideia de negócio e não sabem que rumo lhe dar. É esse o objectivo deste seminário: não deixar que a vossa ideia fique guardada numa gaveta”, começou assim por dirigir-se à plateia escolar Dr. António Vilela, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, um dos oradores da manhã.


Como exemplo de sucesso e inovação foi referida a marca Namorar Portugal, que começou como um evento de moda e hoje exerce um efeito tipo ‘guarda-chuva’ sobre outras marcas no município de Vila Verde, tendo motivado a criação de novos produtos e empresas.

“Namorar Portugal não é mais que uma ideia de empreendedorismo e que esteve na gaveta durante uns anos. No passado não tinha o impacto e a exigência de hoje. Actualmente é fruto de um conjunto de sinergias publico-privadas”, resumiu assim Dr. António Vilela a evolução do conceito empresarial da marca municipal.

Dr. Manuel Barros, administrador da PROVIVER, salientou essa estratégia: “Namorar Portugal é uma marca territorial e agora estão a ser lançadas um conjunto de marcas no concelho, como ‘Vale do Homem’ e ‘Vale de Ribeira do Neiva’, que demarcam micro-regiões no concelho para especificar a criação de produtos destes territórios”.

Num apelo à fixação territorial, o administrador realçou a necessidade de tirar partido das vantagens locais: “Temos é que ver quais as potencialidades da terra para lançar produtos para o mercado onde sejamos bons e não aqueles que queremos. Aí está a inovação - saber explorar o potencial local.”

O Seminário que o IEMinho promoveu, visou motivar nos estudantes da escola profissional o desejo de criar um negócio e o próprio emprego, acrescentando mais-valia ao mercado com novas ideias.
O concurso de ideias IES (Inovação e Empreendedorismo Sustentado) é dirigido a jovens dos 18 aos 35 anos e pode ser consultado na internet no sítio do portal do empreendedor.

Para além do presidente da Câmara municipal de Vila Verde intervieram neste seminário Dr. Rui Fernandes, Coordenador do IE Minho, que apresentou a Incubadora de empresas do Instituto Empresarial do Minho, em Soutelo, e elucidou a plateia sobre o conceito de ‘incubadora de empresas’, referindo o seu sucesso registado numa “taxa de ocupação anual entre os 80 a 90 por centro”, e ainda Dr. Filipe Silva, que apresentou o concurso IES, dirigido à Inovação e Modernização de empresas.

Este seminário foi dirigido numa toada fortemente pedagógica. Os intervenientes procuraram salientar as dificuldades e exigências do mercado actual, apelar à motivação, dedicação e empreendedorismo como necessidade para a obtenção de sucesso, ideias resumidas no lema “uma questão de atitude perante a vida e perante os negócios”.

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