A Gala Namorar Portugal é um evento social romântico, dedicado à moda e à promoção dos Lenços de Namorados. Um ambiente de glamour e sedução marcam um serão onde acontece o desfecho do concurso de criadores de moda, desfile de criações de estilistas consagrados, um mega-jantar romântico e animações musicais, com a presença ainda de nomes consagrados do mundo artístico nacional.
Concurso
O Concurso Internacional de Criadores de Moda visa adoptar aos tempos modernos o ícone da cultura tradicional de Vila Verde, o Lenço de Namorados. Esta é uma montra privilegiada para jovens promessas do design de Moda darem a conhecer o seu talento e trabalho, e ainda ver o resultado da reinterpretação feita por estilistas consagrados nacionais.
O Desfecho deste concurso acontece com a realização do Desfile das criações no evento Namorar Portugal, a 14 de Fevereiro.
Desde a primeira edição, o Concurso tem revelado grande sucesso, atraindo designers nacionais de prestígio, alguns dos melhores manequins nacionais, figuras públicas, parceiros e sponsors de relevo.
Pela passerele do Namorar Portugal já desfilaram Cláudia Vieira, Isabel Figueira, Diana Chaves, Ricardo Pereira, Isaac Alfaiate, Rita Pereira, para além de manequins como Flor, Sofia Baessa, Fiona, Erica, Pedro Guedes, Telma Santos, entre muitos outros.
Se o Namorar Portugal é essencialmente uma montra para jovens designers, o evento é, desde a primeira edição, muito acarinhado por estilistas nacionais prestigiados como José António Tenente, Nuno Gama, Anabela Baldaque, Maria Gambina, Nuno Baltazar, Pedro Mourão, ou Fernando Nunes.
Em 2010, o Concurso atingiu o estatuto Internacional, com a participação de instituições galegas que se juntaram a algumas das melhores escolas de moda nacionais. São exemplo a Escola de Moda do Porto, Escola Profissional do CENATEX, Escola Profissional Magestil, Escola Tecnológica e Artística do Pombal, CIVEC, Escola Tecnológica de Barcelos, Cooperativa Árvore, para além dos dezenas de participantes a título individual. Na próxima edição são esperadas as participações de escolas francesas e alemãs, de comunidades geminadas com Vila Verde (Petit Couronne e Lohmar).
O Concurso Internacional de Criadores de Moda Namorar Portugal ultrapassou, em 2010, a centena de coordenados desfilados, número que, em 2011 vai ser encurtado para 80, procedendo-se a uma exigente pré-selecção, com o intuito de optimizar a qualidade do evento e catapultar o seu estatuto.
Tendo por mentor e impulsionador da iniciativa o Município de Vila Verde, o Namorar Portugal é organizado pela cooperativa Aliança Artesanal, responsável pela reprodução actual do espólio de Lenços de Namorados e pela entidade empresarial municipal PROVIVER, responsável pela dinamização dos eventos culturais do Município.
Jantar Romântico
Com a introdução, em 2006, do Jantar Romântico, que realiza-se em simultâneo com o Desfile de Moda, o Namorar Portugal adquiriu uma personalidade ímpar, que ultrapassa o estatuto de um evento de moda.
Vocacionado exclusivamente para a temática do Amor e do Romance, o Namorar Portugal sobressai pelo glamour e requinte patente na organização competente do evento, decoração sumptuosa do cenário, qualidade máxima do serviço de catering, originalidade da ementa e ambiente de romance, criado para fazer desta uma noite de sonho, vivida não só a dois como por toda a família! Para efeito a organização recorre aos serviços de empresas especializadas.
O Jantar é animado pelo desenlace do Concurso Internacional de Criadores de Moda, o desfile de propostas de estilistas de prestígio e ainda performances artísticas, nas áreas da música e da dança. Em 2009, a banda Finghertips e o bailarino Amílcar Azenha garantiram a animação. Este ano foram os Lucky Duckies, ao recriarem a atmosfera de casino dos anos 50 e 60, e os Dança D’Eventos, com coreografias mágicas que envolveram o público.
O Jantar Romântico, que varia entre as 600 a 800 pessoas, é o grande responsável pela singularidade e atmosfera única que o Namorar Portugal proporciona, tornando-o num evento social muito atractivo, mesmo em termos mediáticos.