Press: Gala Namorar Portugal: revisitar as origens com um olhar no futuro

A 8ª gala Namorar Portugal, que realizou-se em Vila Verde, na noite de S. Valentim, foi um espectáculo deslumbrante marcad0 por um regresso às origens e à essência dos Lenços de Namorados. Rita Guerra, Jorge Gabriel, Cláudia Vieira, Carlos Alberto Moniz entre outros abrilhantaram uma noite, cada vez mais glamourosa e mediática, que exibe um potencial desmesurado de investimento e de marketing externo.

O dia esteve chuvoso um pouco por todo o país, mas em Vila Verde a tradição, que já leva oito anos, diz que a 14 de Fevereiro o sol brilha sempre nos corações apaixonados. No concelho minhoto não se comemora apenas o dia de S. Valentim. O Namorar Portugal é a mais recente motivação para que Vila Verde seja identificada como terra de Amor e que a primeira imagem que surja seja a dos Lenços de Namorados.

Na noite  de 14 de Fevereiro realizou-se mais uma gala Namorar Portugal, que assinala o auge do Mês do Romance, uma programação que o Município de Vila Verde e a PROVIVER dinamizam, inspirada no evento de moda, fundindo o conceito 'Lenços de Namorados: Escritas de Amor".

Apesar do tempo invernoso, o interior do Pavilhão Municipal do Parque Industrial de Gême estava ao rubro. Quase cinco centenas de pessoas, entre eles comitivas de 10 escolas e 22 concorrentes individuais, juntaram-se em torno de 40 mesas para degustar um jantar romântico preparado pelo serviço de restauração e catering Torres, e assistir a um dos espectáculos mais interessantes e ecléticos do país dedicado ao Amor.

A escolha de última hora para apresentação do programa  - Jorge Gabriel - revelou-se jogada de génio: a segurança de um dos apresentadores de TV mais respeitados e conceituados do panorama nacional viu-se do primeiro ao último minuto. Jorge Gabriel deu ainda grande ênfase a um dos momentos da noite: a apresentação do tema 'Cantiga Lenços de Namorados', que Carlos Alberto Moniz compôs propositadamente para este espectáculo, baseado em quadras famosas dos lenços de Vila Verde.

O tema foi tocado também num directo da RTP, nessa tarde, para o programa Portugal no Coração, e teve estreia televisiva no Portugal Sem Fronteiras, programa que Moniz co-apresenta com Diamantina Miranda e que no último sábado foi quase integralmente dedicado a Vila Verde e aos Lenços de Namorados.

Carlos Alberto Moniz foi ainda apresentado como novo embaixador de Vila Verde e dos Lenços de Namorados, preparando-se para viajar ao Brasil para a gravação do seu novo trabalho discográfico. Com ele - prometeu - levar alguns Lenços de Namorados, em terra que já recebeu outrora muitos emigrantes minhotos.

Ainda antes disso, num regresso às origens, o Grupo Folclórico de Vila Verde, com ligações profundas aos Lenços de Namorados, narrou a sua história associada a este ícone cultural local, e que encantou uma plateia altamente vocacionada para as artes modernas.

Coube à vereadora da Cultura, Drª Júlia Fernandes, também ela uma paixonada dos Lenços, a apresentação de um trabalho conjunto realizado realizado pelas bordadeiras locais - um lenços colectivo denominado 'Namorar Portugal', e exibido no início da gala.

Na passerele, Cláudia Vieira, Helena Coelho e Andreia Rodrigues foram promessas que se cumpriram na e estiveram deslumbrantes como sempre. A estas juntou-se ainda um dos casais de manequins mais conhecidos: Lúcia Garcia e Isaac Alfaiate. Desfilaram 90 criações que se submeteram à votação de um juri composto por cinco elementos: Melchior Moreira (Porto e Norte), Graça Guedes (Design e Marketing de Moda, Universidade do Minho), Marta Santos (Comissão para a cidadania e Igualdade de Género), Fernando Nunes (estilista, Lion of Porches), Rafael Freitas (estilista). Este ano, pela primeira vez, também houve escrutínio do público.


A moda ganhou maior protagonismo com os desfiles dos criadores consagrados como Anabela Baldaque, Nuno Gama, Nuno Baltazar,  Fernando Nunes entre outros. Entre o público ainda se viu Maria Gambina, outra criadora de renome.

O último desfile da noite foi da iD Values, uma marca masculina cujo estilo mais irreverente, pode incitar novos casais a namorar... com estilo. O seu mentor, Paulo Marques, um jovem empresário de Vila Verde, recebeu ainda um prémio de estreia: 'Menção Honrosa', que pretende homenagear jovens empresários nacionais que vinguem no mercado.

Outro elemento de atracção no evento foi a presença de um Mini One descapotável em palco, com uma carroçaria personalizada com motivos dos Lenços de Namorados. Um 'presente' da BMCar, um dos novos sponsors do evento e que patrocinou um prémio de atribuíção ao coordenado que mais se identifica-se com os seus valores - inovação e sedução.

O prémio público, outra das novidades foi patrocinado por uma das empresas mais inovadoras da região, a Diviminho, conhecida pelo uso de alta tecnologia amiga do ambiente.

Outro dos momentos altos da noite foi a subida ao palco de Rita Guerra, uma das vozes e presenças mais marcantes que deslumbrou pela sua sensualidade, classe e uma voz inebriante, colocando o público a cantar com ela.

A noite fechou com a emoção final da atribuição de prémios magistralmente conduzida por Jorge Gabriel. A Proviver, a BMCar, a Diviminho, o Instituto da Juventude, a Associação Comercial de Braga e a Associação Industrial do Minho, para além do presidente do Município, subiram ao palco para a atribuição dos prémios, numa sala repleta e com a emotividade dos concursos.

"É com grande orgulho que dou por findo este espectáculo. Agradeço a todos terem vindo a Vila Verde e partilhado connosco a comemoração do Amor, que em Vila Verde se faz de forma tão especial: com os Lenços de Namorados e com o Namorar Portugal", despediu-se Dr. António Vilela, Presidente da Câmara local, dos convidados e alunos do concurso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário